Maddalena_fondatrice-min

A Fundadora

     A 1 de Março de 1774, nasceu em Verona (Itália), Madalena Gabriella di Canossa, filha dos Marqueses Octávio e Teresa Szluha di Canossa, fundadora deste instituto.  

      Quando Madalena sentiu o chamamento de Deus, sentiu também o génio da caridade para com os pobres, enfermos, os órfãos e o próximo privado de amor. Além da sua oração, estes “…precisavam do seu pão, das suas roupas, do seu socorro e do seu sorriso, para poder suportar a infeliz existência quotidiana.” (Giacom, Modesto: 1998 pg.28).

      O diretor espiritual de Madalena ia aprovando a ação da “marquesinha”, bem como as diversas atividades caritativas empreendidas por ela na cidade. De tais iniciativas, nascera uma rede bastante vasta que ia sendo cada vez mais atentamente analisada e aperfeiçoada, com vista a um “plano” que previa uma instituição permanente em benefício dos mais pobres e esquecidos.  

      No dia 8 de maio de 1808, Madalena fundou em Verona o Instituto das Filhas da Caridade Canossianas, sob o lema “A Caridade na Humildade, a Humildade na Caridade”, sendo este o ponto de partida para o crescimento do Instituto em Itália e no mundo.

      O plano de Madalena era vasto. Tinha escola para os pobres, professoras para o campo, oratórios, centros de recreação, catecismo paroquial, assistência aos enfermos e necessitados.

     O seu objetivo era engrandecer o povo, material e espiritualmente.  Pouco tempo antes de morrer, exortava às suas filhas: “recomendo-vos encarecidamente os meus amados pobres; procurai, eu vos peço, por meio das orações, da caridade e das fadigas que todos possam um dia gozar o Céu.” (op. cit. pg.117).  

         A 10 de abril de 1835, faleceu Madalena di Canossa, com sessenta e um anos.  

      Madalena de Canossa foi beatificada em Roma a 7 de dezembro de 1941 por Pio XII e canonizada a 2 de outubro de 1988 pelo Papa João Paulo II.

MagdalenePoorWeb